10 BANDAS DA DÉCADA DE 90 QUE VOCÊ DEVERIA CONHECER

Publicado: 8 de setembro de 2012 em mixtape, Soundcloud
Tags:

A cada década sabe-se lá por qual maldita razão, infinidades de bandas somem sobre a sombra de outras bandas. Azar, mau-olhado, intervenções divinas, pactos demoníacos? Creio que não! Mas talvez isto ocorra por uma parcela de culpa da indústria fonográfica, outra dos consumidores e em algumas situações até mesmo por culpa das próprias bandas que poderiam ter se esforçado um pouquinho mais para conseguir o devido reconhecimento mas não, preferiram esperar o sucesso bater a porta de sua garagem. É claro que estes três fatores não são regra e para cada caso há diferentes rumos, muitas vezes partindo da própria banda a não flexibilidade para com a gravadora, evitando o grande estrondo comercial e deixando seu ideais artísticos sempre em primeiro plano. Mas isto vem a ser um ato admirável, não???

Independente de qualquer injustiça acometida ou falta de esforço das partes envolvidas, os anos 90 foram uma das décadas mais barulhentas e lindas pra história do rock mundial e como muita gente acabou entrando pra fila dos esquecidos ou permanecendo apenas em nichos fechados aqui tentarei fazer um pouco de justiça e trazê-los para uma rápida apresentação aos mais desavisados.

Segue abaixo uma breve nota e 10 canções respectivas de 10 bandas que povoaram a década de 90 e que, com ou até mais talento que seus contemporâneos por um motivo ou outro permanecem na limbo dos clássicos perdidos e das bandas com pouca receptividade de público.

1. A primeira banda que abre os trabalhos é a Daisy Chainsaw, formada em Londres por KatieJane Garside, Crispin Grey, Richard Adams e  Vince Johnson e esteve na ativa entre 1989 e 1995. Lançaram dois full-lenghts e alguns EPs e singles. A faixa escolhida para apresentação é I Feel Insane, abertura de Eleventeen, debut da banda lançado em 1992.

2. Formada por ex-membros das bandas Hoover, Rodan, Longfish e Hex em Kentucky, USA no ano de 1994  a June of 44 foi um dos principais representante do math-rock e post-hardcore norte americano e teve o final de suas atividades em 1999. A faixa escolhida é June Miller, segunda do disco de estréia Engine Takes to the Water, lançado em 1995.

3. Red Red Meat  foi uma banda de Chicago que manteve suas atividades entre 1990 e 1997. A banda  era formada por Tim Rutili (vocais, guitarra), Glynis Johnson (baixo, vocais), Deck Brian (bateria) e Glenn Girard (guitarra) e Gauze é a quinta faixa de Bunny Gets Paid, terceiro disco de estúdio lançado em 1995.

4. Formada no ano de 1992 em Nova York, a Poem Rocket é composta por Michael Peters (vocal, guitarra), Sandra Gardner (vocal, baixo), e Peter Gordon (bateria). A discografia da banda é composta por três álbuns, uma compilação, três EPs e três singles. Box Tallow, Felt and Ice é a faixa #2 do disco Infinite Retry on Parallel Time-out de 1998.

5. O A.C. Acoustics foi uma banda escocesa de Glasgow formada em 1990 e que seguiu em atividade até 2003. Formada por Paul Campion, Caz (Brian) Riley, Dave Gormley, Mark Raine e Paul Murray a banda lançou diversos singles e EPs e quatro álbuns de estúdio, estando King Dick, a faixa escolhida para a compilação no seu disco de estréia.

6. Banda americana de Ohio formada em 1992 e dissolvida após a morte repentina do vocalista Tim Taylor, em 1997. O Brainiac lançou seus três discos e diversos singles e EPs pela Touch And Go, estando a faixa 70 Kg Man no terceiro e último disco da banda, Hissing Prigs in Static Couture, de 1996.

7. Eugenius foi uma banda de Glasgow , Escócia, que existiu de 1990-1995, centrada em torno de ex- Vaselines cantor / guitarrista Eugene Kelly e membros das bandas BMX Bandits e Teenage Fanclub. Easter Bunny é a faixa homônima do EP lançado em 1993.

8. Polvo foi uma banda de math-rock americana de Chapel Hill, Carolina do Norte . A banda, formada em 1990, era liderada pelos guitarristas/vocalistas Ash Bowie e Dave Brylawski juntos com o baixista Steve Popson e o baterista Eddie Watkins. Sua discografia consiste em cinco discos, três EPs, três compilações e seis singles. Fractured (Like Chandeliers) aparece no EP Celebrate the New Dark Age, de 1994.

9. Vindos de Dunedin, Nova Zelândia e juntos de 1988 a 1997 a banda The 3Ds contava inicialmente com Domic Stones, Denise Roughan e David Saunders em sua formação. Hey Seuss se encontra em seu terceiro disco de estúdio lançado em 1993, The Venus Trail.

10. E a décima e última faixa fica ao encargo da banda Seam, formada inicialmente como um trio em  Chapel Hill, Carolina do Norte, com Sooyoung Park (guitarra/vocal), Lexi Mitchell (baixo) da banda Bitch Magnet e Mac McCaughan (bateria) da banda Superchunk. A banda manteve suas atividades de 1991 até 1999 e sua discografia consiste em quatro discos de estúdio e uma série de singles. Witch Way To Go faz parte do single de 1991, Days Of Thunder.

Ouça, baixe e compartilhe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s