Mixtapes & Noisemates #8: Alessandra Lehmen (Lautmusik)

Publicado: 18 de outubro de 2013 em Mixtapes & Noisemates, Various Artists
Tags:, ,

1370496_581263415265158_1792546362_n

1. A Place To Bury Strangers – I’ve Lived My Life To Stand In The Shadow of Your Heart
2. Darker My Love – Talking Words
3. The Vandelles – Bad Volcano
4. Savages – Shut Up
5. Wax Idols – When It Happens
6. You Say Party! We Say Die! – XXXX/Loyalty
7. White Denim – Shake Shake Shake
8. Red Fang – Prehistoric Dog
9. Yamantaka//Sonic Titan – Hoshi Neko
10. FireFriend – Lost Drive-In
11. Madrid – Sad Song
12. The Sorry Shop – Awaken Dream

Download

Por Al Schenkel

Chegando na sua oitava edição, a coluna Mixtapes & Noisemates tem a honra de trazer a participação especialíssima da gaúcha Alessandra Lehmen, advogada, doutora em direito, DJ amadora e acima de tudo, vocalista e frontwoman de uma das bandas mais bacanas que este país já colocou os ouvidos, a Lautmusik.

Com dois maravilhosos EPs na bagagem: “Black Clouds with Silver Linings” (2007) e “A Week of Mondays” (2008), um full-lenght: Lost In The Tropics (2012) e com previsão de disco novo para o final do ano, o quinteto que também conta com Cassio Forti, Murilo Biff, Guilherme Nunes e Rodrigo Prati vem se mantendo como uma das bandas mais promissoras do underground nacional, tendo em seu currículo a abertura de shows para peixes grandes como A Place To Bury Strangers, The Cure e The Radio Dept.

Com o intuito de estreitar a ligação artista/fã e a com a arte da mixtape mais uma vez assinada por Neri Rosa, nesta nova edição você poderá conferir texto e uma pequena amostra do que anda rolando no universo particular musical de Alessandra, demonstrado através de doze canções que variam entre artistas nacionais e internacionais, e consequentemente se aproximar e descobrir um pouco das preferências pessoais desta que é sem qualquer sobra de dúvidas uma das maiores letristas e vocalistas do atual cenário de rock independente brasileiro.

Por Alessandra Lehmen

Quando fui convidada a participar desta edição de Mixtapes & Noisemates fiquei imediatamente entusiasmada, mas um segundo depois me dei conta da dificuldade que viria pela frente. Isso porque o Al me pediu pra listar 12 bandas que, novas ou não, eu tenha conhecido recentemente. Apesar de pesquisar música com razoável afinco (cacoete acadêmico?), ando em uma daquelas fases em que pouca coisa me faz brilhar o olho e soltar aquele indefectível “bah!” endereçado às coisas que me emocionam.

Depois de muito matutar, consegui reunir um grupo mais ou menos representativo das coisas que tenho ouvido ultimamente. Começo com o A Place to Bury Strangers, uma banda que não é nova pra mim (prova disso é o fato de que minha banda, a Lautmusik, até já abriu pra eles, pra meu máximo deleite), mas são uma banda contemporânea absolutamente genial que mereceria muito mais fãs. Em seguida vêm Darker My Love e The Vandelles, que me foram apresentadas pelo Murilo, nosso guitarrista, e frequentam minha playlist com regularidade. Depois, a trinca neo-pós-punk com vocais femininos Savages, Wax Idols e You Say Party! We say Die! (esta última já acabou, em circunstâncias trágicas). Também gosto de bandas cruas e pesadas, o que justifica a presença do Red Fang e do White Denim na lista – embora a última tenha às vezes uma levada meio progressiva. Yamantaka//Sonic Titan é uma banda noh-wave canadense que em alguns momentos lembra um Cocteau Twins cantado em japonês. Pra encerrar, três bandas nacionais que lançaram discos excelentes recentemente e que eu tenho ouvido bastante: FireFriend, Madrid (ótimo produto da improvável reunião de Adriano Cintra, ex-CSS, e de Marina Vello, ex-Bonde do Rolê) e, finalmente, a conterrânea The Sorry Shop. É isso. Tomara que a lista renda alguns momentos de inspiração, diversão, estranhamento ou o que quer que a música signifique pro ouvinte – pra mim é de tudo um pouco.

Deixe uma resposta

