La Monte Young & Marian Zazeela – The Theatre Of Eternal Music “Dream House 78’17” (1974)

Publicado: 21 de novembro de 2013 em Avant-garde, Drone, Experimental, Minimalist
Tags:,

R-655646-1367169781-4762

01.”13 I 73 5:35 – 6:14:03 PM NYC” – 39:03
02.”Drift Study 14 VII 73 9:27:27-10:06:41 PM NYC” – 39:14

Download

Por Al Schenkel

Com duas peças nomeadas a partir da data, hora e local da gravação de cada uma, “Dream House 78’17” é uma obra em parceria com a artista Marian Zazeela e com o grupo The Theatre Of Eternal Music, sendo também um dos raros registros de estúdio de La Monte Young.

Discípulo de John Cage, La Monte Thornton Young nasceu em outubro de 1935, no estado de Idaho, e é geralmente reconhecido como o primeiro compositor minimalista. Junto com Steve Reich, Terry Riley e Philip Glass, ele foi um dos principais contribuintes para o surgimento da música minimalista americana, e é especialmente conhecido por seu desenvolvimento da música drone.

Young exerceu uma profunda revolução estética na música contemporânea, tendo seu trabalho inicialmente influenciado por Arnold Schoenberg, Anton Webern, canto gregoriano e indiano, japonês e música indonésia e influenciado artistas e bandas como John Cale e o Velvet Underground, Can, Neu!, Ash Ra Tempel, Faust, Sonic Youth, Spacemen 3, Earth, entre vários outros nomes.

Em 1963 La Monte Young formulou o conceito de Dream House, que definiu como sendo um trabalho artístico executado de forma contínua e que viesse a existir como um organismo vivo, em um espaço permanente de som e luz ambientes onde os habitantes do espaço criassem música 24 horas por dia. Hoje a Dream House existe na Fundação Mela em Nova York, e é aberta ao público.

Leia mais em Scaruffi.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s